segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Saúde mental vs. Sonho

Eu amo ossos. Amo magreza extrema, sempre amei. Sempre admirei gente muito magra, mulheres pequenas, com pouco peito, pouca bunda... Consegui ser assim por um tempo, já vesti roupas da sessão infantil e arranquei olhares e comentários preocupados.

Mas de janeiro pra cá tudo mudou, quando plantaram uma dúvida na minha cabeça sobre tudo isso. Eu ainda tenho certeza de que quero ser magra, mesmo quando me bate a dúvida se eu realmente quero abandonar os doces e a comilança. Ou seja, engordei quase 10kg.

Ou seeeeja: estou neste pesadelo desde o início do ano. Gorda. Tentando dietas e sempre acabdando comendo, porque nosso cérebro procura por recompensas imediatas: comer um chocolate irá liberar hormônios que dão ao corpo sensação de prazer, uma "recompensa" mais rápida do que a sensação de satisfação ao sentir suas roupas largas ou ouvir um elogio. Assim como nos sentimos mais inclinadas à pegar no controle remoto do que nos livros da escola. Fácil e rápido. E disto que nosso organismo gosta, é isto que ele quer.

Mas e quando o organismo pede uma coisa e a mente outra? Eu andei pesquisando muito sobre o que estou passando e encontrei algumas respostas mas, nenhuma solução.

Eu exagero na "negativisação" dos alimentos que quero evitar, o que me leva a encarar qualquer situação que envolva estas comidas da lista negra como uma situação de ameaça. Acabo pirando e entro em conflito comigo mesma, me questionando sobre TUDO. (Comida, sentido da vida em geral, etc.)

Mas como parar? Sempre escrevo o mesmo texto, nenhum deles me impediu de cometer o mesmo erro, também nenhum dos meus planos funcionaram para parar com tudo isso.

Será que estou certa em parar de achar que um dia eu vou conseguir parar com tudo isso e dali em diante tudo irá dar certo? Eu já percebi que não. Não quero aceitar que nunca mais poderei ver meus ossos novamente ou usar tamanho 10 anos, mas não sei se tenho tanta fé em mim.
Talvez deixar esta idéia de lado até eu conseguir melhorar da depressão não seja algo que eu deva desconsiderar ...
Então amanhã vou comprar uma calça maior :/

Ainda quero ser assim uma dia, mas também quero estar bem como eu estiver.

9 comentários:

  1. Sabe, flor, só pelo fato de você considerar a melhora de sua saúde mental agora é um bom sinal. Você parece estar conseguindo alguma determinação, lembro de você colocando posts tristinhos, sobre bullying na escola, sobre cortes, sobre engordar. Fico feliz em vez um post seu considerando um futuro mais "normal". Espero que você consiga, é o que todas queremos, certo?
    Talvez com uma saúde mental melhor dê para fazer uma dieta regrada, com um auxílio de nutricionista, o problema é que a Ana sempre vem pra atormentar. =/ Beijos, flor.

    ResponderExcluir
  2. Poxa eu nao acompanho seu blog a muito tempo, mas algo me diz que vc esta melhorando
    HAHA 10 ANO? Sonho

    ResponderExcluir
  3. Complicado né? Mas falar o que pra vc? Que eu tmb estou no mesmo barco, que tds os dias repito o mesmo mantra: “vc vai conseguir” e quase tds os dia eu falho? Tmb ando errando muito, mas não podemos desanimar, se vc realmente quer perder esse 10 kg tenha força (olha a obesa falando) mas o conselho que estou dando pra vc vou seguir tmb, juntas vamos conseguir e acredito em vc!

    Bju

    ResponderExcluir
  4. eu tambem estou nessa meu nome e rafaela e tenho 13 anos peso 55kg me sinto muito gorda e quase semrpe que como vem aquela vontade e nao seguro preciso muito desabafar com alguem que sofre a mesma coisa meninas me add no msn: rapha_linda99@hotmail.com
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Engraçado,vc é louca por ossos né?Eu também.

    Esta semana meu marido disse que vai desenterrar nosso gato Kanzeon,para montar o esqueleto dele e colocarmos na estante porque nós gostávamos muito daquele gato.Daí eu nem quero estar na hora de mexer na cova dele,pq é doloroso ver.

    E concluí que amo ver meus ossos,mas quando vejo ossos na verdade,vejo a morte.Quando se está morto é que restam só os ossos.E o exesso de ossos a mostra em pessoas vivas,é uma prévia da morte,resumi.

    Eu também engordei muito de 2010 para 2011 e desde o ano passado eu venho tentando emagrecer com o blog,e antes disso a vida toda nesse pesadelo de emagrecer e engordar,quando estou magra as pessoas fazem brotar essa erva ruim de que estou magra demais,eu engordo,corto a erva,só que ela tem raízes fundas e resurge assim que volto a emagrecer.

    Cansada deste ciclo vicioso que me deu de presente T.As e depressão,vou apostar em uma R.A,pode parecer o fim para minha mente doentia que rejeita comida,mas não era eu que queria morrer e planejava o suicídio?
    Então que eu aguente comer de 3 em 3 horas e tentar ser uma pessoa normal,nem que eu chore como hoje.Posso me machucar com tudo isso e pirar de vez,mas é mais uma tentativa desesperada de emagrecer.

    Não sou mais uma adolescente,tenho 22 anos meu metabolismo está estacionado,indiferente com qualquer exercício,loucura,ou nf.A idéia é dar um choque nele.
    Não sei se vc segue a Janna do ex-fofa contra a balança mas ela emagreceu 7 kg com a R.A e a Jessica do Rumo ao peso ideal emagreceu mais de 10 kg,tudo isso em menos de dois meses,as duas são mais velhas que eu,as duas sabem o q é ter mais de 20,trava tudo.

    Concluí que R.A dá certo com todas as pessoas e eu não grudei chiclete na cruz,sou digna de emagrecer também,todos são capazes.

    Elas me influenciam,e ajudam não só a mim,mas a outras meninas que estejam dispostas a emagrecer,se tu quiseres eu te passo o link delas se tu não tiveres,claro.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostaria muito de conhecer o blog delas! Obrigada

      Excluir
  6. A ana sempre vem pra acacabar com a gente mas calma, esse pesadelo vai passar ... eu acho ...
    Bom tõ voltando agora não tenho oq mais falar pois nao sei oq estava acontecendo antes , mas nos outros posts já comento como antes tá ? bjim

    ResponderExcluir
  7. já eu gosto de bunda grande, peitos grandes.. mas ao mesmo tempo gosto de pessoas magrinhas e bonitinhas... é meio doido
    força, espero q vc consiga melhorar e ser saudável

    Beijos
    J.S

    ResponderExcluir
  8. Olá! É preciso cuidar na questão de que a procura pela beleza pode ser fatal. Não estou aqui para dar lição de moral, pelo contrário, apesar de eu não passar exatamente por este problema, eu tenho os meus problemas que também muita gente não entende e que me atrapalham muito. Sabe, vamos conversar, quem sabe poderemos assim nos ajudarmos. Seja bem vinda ao meu blog e cuide-se. Um grande abraço!

    ResponderExcluir