domingo, 22 de janeiro de 2012

Minhas dicas de ouro para dieta diária+ receita de legumes no bafo


Oi meninas, hoje eu vou preparar um post especial com dicas que eu uso muito. Usei muito no início e emagreci bastante com isso, e depois que chegar no meu objetivo vou continuar comendo bem (e pouco).

Não engordar e perder peso tem muito a ver com O QUE vc come, QUANDO você come e COMO você come.

- Qualidade dos alimentos 

  • O que mais fazemos é LF: a dieta das calorias, mas temos que ter noção do que compõe essas calorias: há carboidratos,lipídio, gorduras saturadas, proteínas, fribras,etc.Alguém que quer perder peso deve eliminar principalmente carboidratos e lipídios.É praticamente impossível tirar 100% das nossas dietas porque estão presentes em muitos alimentos,mas prefira a versão integral dos carboidratos que demoram mais para digerir e gastam mais calorias.
  • Troque o pão branco por preto (as vezes menos calorico do que o light) e pão integral.
     
  • Lactose também é de digestão demorada e por isso pode inchar e dar barriga, troque o leite integral por desnatado ou de soja, assim como o yogurt que pode ser light.Evitando carboidratos como massas,pães e laticínios, ja é um grande passo.

Continuando sobre a qualidade, prefira alimentos ricos em fribras como aveia e maçã, tambem gastam mais calorias na digestão e aceleram o metabolismo.Você tem que ter noção que, se estiver num LF de 600 kcal por exemplo, um big mac tem umas 500 mas engorda mais do que um bifão de 500 kcal.

  • Troque a carne vermelha por branca, corte a  carne de porco, adicione mais peixes, como sardinha, salmão e atum que ajudam o metabolismo.
Lembre-se que a maioria dos legumes,vegetais e frutas tem calorias negativas e gastam o mesmo de calorias que contém para serem digeridos.Essas comidas tem pouca caloria e podem ser seu melhor amigo do LF, porque em vez de comer 1 fatia de pão (70 kcal) 1 ovo cozido (75kcal) e uma maça pequena (53kcal) que dá 148 kcal, 1/4 de beterraba, meio tomate, 1/4 de cenoura e 2 brócolis dá um pequeno almoço de 40 kcal.


-Comer pouco, de hora em hora

  • comer a cada 3hrs deixa o metabolismo funcionando,o que ajuda na queima de calorias eu sou mt contra NF porque se quiser manter o peso que conseguiu sem comer,terá que ficar sem comer pelo resto da vida e vc mt provavelmente terá compulsões e pode acabar engordando o dobro do que emagreceu, então o pior que pode fazer é pular refeições, pricipalmente o café da manhã, que é o que acordará o seu metabolismo que ficou mais lento durante a noite.
  • Vc nao precisa fazer 5 refeiçoes mas comer por exemplo: 7hr: meia maça, 10 hrs: uma azeitona, 13 hrs: meia maça assim por diante.Felizmente gastamos calorias pra tudo:mastigar, digerir, até pra respirar!

  • coma pouco, isso mantera seu organismo trabalhando, como um pequeno almoço light, um franginho com salada, ou legumes e um peixinho por exemplo. 

  • demore o mais que puder comendo, comer rápido pode fazer você acabar comendo mais e se sentir estufada.Nosso organismo demora 20 minutos para entender que estar satisfeito.

  •  Mastigue a comida até ela se dissolver totalmente na boca antes de engolir, você também gasta calorias para mastigar.Abaixe o garfo e a faca entre cada garfada, e que essas garfadas sejam bem pequenas!Também vale comer com a mão oposta a que você usa.

  • SAIBA DIVIDIR AS REFEIÇOES: se vai comer por exemplo 200 kcal hoje, você não precisa comer duas ou três coisinhas, pode dividir por exemplo:
manhã: 50 kcal- uma xícara de morango,
almoço:100 kcal em legumes
janta:50 kcal - uma xícara de maçã picada

Outra sacada é pensar: se vai comer 500 kcal, pode fazer 5 refeiçoes de 100 kcal, mas não precisa comer 100 kcal no café da manhã, pode ser  50 ou 25, passando pra outra refeição, etc.


-Hidrate-se e faça do chá seu melhor amigo.

  •  Nosso organismo continua queimando calorias se tomamos 2 copos de agua gelada antes e dormir, e tome um logo que acorda, pra acordar o metabolismo também.

  •   Água quente ou morna da sensaçao de encher, o que pode evitar que vc tenha vontade de comer, se quiser atacar um bolo, faça um chá primeiro.De preferência branco ou verde.Tinhas dias que eu fazia 1 litro de cha verde e colocava pra gelar: gastar calorias e acelear o metabolismo, me deixava ate um pouco enjoada pra comer, entao vivia com um garrafao de cha verde na geladeira.


- Tenha horarios para as refeições:

  • criar uma rotina com os horários pode evitar o efeito sanfona (perder e ganhar) e compulsões.Observe quando você geralmente tem compulsões.Eu geralmente como quando fico entediada ou nervosa, geralmente depois das 4 da tarde minha ansiedade aumenta.Assim você pode se ocpuar com alguma coisa nessa hora ou tomar cuidado para não cair nas tentações.

  • Tome sempre o café da manhã, nem que seja só um xícara de café, e de preferência não coma depois das 19hr, horario que o metabolismo começa a desacelerar, ou pelo menos 3hrs antes de dormir, porque assim você faz a digestão bem, o que pode acontecer ao contrario se jantar as 9 da noite e dormir as 9 e meia, por exemplo.

 - Durma bem

  •  Uma boa noite de sono gasta mais calorias do que uma noite mal-dormida.Dormir oito horas gasta em média 300 kcal.Se dormir mal também fica mais propícia a sentir fome ou comer a mais durante o dia.


Receita de legumes no bafo


vou dividir com vocês uma dica super útil que sempre uso na cozinha: em vez de cozinhar ou refogar os legumes (o modo de preparo da comida tambem influencia nas calorias, por isso prefira grelhar a fritar bifes) você pode cozinha-los apenas no bafo, porque o sabor fica incrível (a cenoura bem docinha, uma delícia!) e conserva melhor os nutrientes.

 Funciona assim: você vai precisar de algo furado, como um escorredor de macarrão ou até mesmo uma peneira, algo que o vapor da água possa passar pelos alimentos.Você vai colocar tipo metade da panela de água, colocar a peneira ou escorredeira, e picar os legumes em cima. A água vai ferver, e os legumes irão cozinhar em torno de 5 min no bafo, voce vai ter que cuidar e provar mas eh rapido, pratico, uma delícia, pouco calórico, nutritivo, e não engorda!É minha receita de ouro!


Pode usar abobrinha, brócolis, cenoura, beterrada, couve-flor, batata, beringela, até pimentão!

3 comentários:

  1. Adorei as dicas, algumas eu já sigo, mas sobre o lf achei bem interesante dividi-lo, tmb gostei de saber sobre as calorias, enfim gostei de tudo, e principalmente ADOREI a receita de legumes no bafo, com certeza vou fazer.
    Bju linda vlw pelas dicas...
    :)

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  2. Amei o post amiga!realmente excelente.
    Vou começar a tomar mais agua tambem,tinha parado mais agora vou fazer direito.
    E tomar agua gelada antes de dormir.
    bjos e força

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  3. adorei as suas dicas de verdade quanto a vc se cuida linda, espero que de tudo certo ai, te adoro

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